terça-feira, 1 de abril de 2014

Estado de Santa Catarina
Secretaria de Estado da Educação
1ª Gerência  Regional de Educação
CEDUP – GV
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - GETÚLIO VARGAS
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CEP 89.900-000            São Miguel do Oeste    Santa Catarina – SC



     ORIENTADORA DE CONVIVÊNCIA: Prof.ª MARTA CENCI

PROJETO DE CONVIVÊNCIAS

SÃO MIGUEL DO OESTE – SC
2014
Justificativa:

Este projeto tem princípios que norteiam o Ensino Médio Inovador do Centro de Educação Profissional – Getúlio Vargas.  O tempo e espaço destaca-se na promoção deste. O tempo assumindo uma aprendizagem de elaboração e reelaboração, realização de múltiplas experiências, tentativas e buscas. E espaço, por meio de planejamento interdisciplinar e projetos voltados para a inserção social do aluno, proporcionando a construção de aprendizagem em outros espaços educativos, experiências, fora de seu espaço formal, tais como: saída de campo; atividades nos diversos laboratórios; atividades culturais e esportivas; atividades de inclusão virtual e língua estrangeira, etc. É nesse contexto que a figura do professor Orientador de Convivência se insere. Elo entre educadores, pais e alunos ajudando, administrando a movimentação deste tempo/espaço. Diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal e educativo em parceria com os professores, com a escola, na mediação deste espaço e tempo, organizando-os, orientando, dialogando, intermediando conflitos escolares, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis. Valorizar a existência de regras para uma boa convivência social. Com intuito de conscientizar a importância das regras para que haja uma boa convivência entre as pessoas nas quais elas convivem. Respeitar as diferenças e dificuldades de cada um dos nossos colegas e não criticá-las.

Objetivo geral:
Destacar a importância das regras em suas vidas para uma boa convivência social. Assim sendo, o professor orientador de convivência tem como objetivo propor ações que possa desencadear a reflexão individual e coletiva e a vivência de valores e atitudes entre os educandos e educadores. O diálogo com os alunos é peça fundamental no trabalho diário do Orientador de Convivência Escolar. Em parceria com os professores, com a escola, na mediação deste espaço e tempo, organizando-os, orientando, dialogando, intermediando conflitos escolares, ouvindo e dialogando com os pais e responsáveis.  A convivência diária, o estar junto dos alunos, seja nos intervalos (recreios), no início e final das aulas ou nas atividades extraclasse ajuda a criar um clima de alteridade, cooperação e respeito mútuo·.

Objetivos específicos:
* Destacar a importância da harmonia entre os alunos, seja em sala de aula, pátio, atividades extra classe, ...
* discutir a importância dos acordos estabelecidos coletivamente para termos
uma boa convivência na escola;
* Proporcionar o desenvolvimento de valores como: respeito, ética, amizade, educação, honestidade e cooperação entre as pessoas;
* Sensibilizar os alunos da necessidade de termos um bom convívio com os colegas e funcionários da escola.

Metodologia:
Este projeto será desenvolvido durante o ano letivo de dois mil e catorze (2014), com os alunos do Ensino Médio Inovador da UE CEDUP-GV, acontecerá em vários momentos do dia, inicio das aulas no recreio e no final das aulas, E com os alunos internos continuará o trabalho a noite. Sempre administrando a movimentação deste tempo/espaço, sendo o elo entre alunos, professores, equipe pedagógica e equipe gestora, também colaborando com o aluno no seu desenvolvimento.
 Por meio da vivência dos valores humanos e resgate da solidariedade e respeito é nestes momentos que conversas informais (rodinha) para refletir sobre situações que surgem, ou temas abordados, buscando soluções no grupo e valorizando a participação e o comprometimento de todos. É nestes momentos que a professora orientadora de convivência faz o papel de mediadora se apresenta como uma ferramenta favorável ao diálogo com discussão bem planejada e socialização de ideias e critérios agradáveis às partes envolvidas.
Estar sempre em processo de planejamento e execução de novos projetos, e proporcionando ao aluno durante o almoço mensagem de.
* motivação,
*convivência,
*bons costumes,
* musicas de reflexão.
*Slides, imagem e filmes (motivação, convivência).
*À noite nas terças e quarta feiras das 17 horas às 18 horas e 30, aulas de dança.
*A cada quinze dias seção de filmes (interno) com pipoca.
* visitas ao cine peperi para seção de filmes.
* Jogos e dinâmicas que estimulem a amizade, cooperação e o respeito às diferenças.
*jogos interno (campeonato); masculino
*jogos interno (campeonato); feminino.
*jogos interno de voleibol misto.
*dinâmicas de convivências em grupos.
* terere nos quiosques;
*gincanas internas;
* Atividades recreativas em grupo e duplas;
 *Trabalhar temas como solidariedade, respeito aos outros, boas maneiras, cooperação, estímulo à sensibilidade e reflexão;

Avaliação:
Que cada aluno consiga integrar-se no grupo, participando ativamente, trocando experiências, resolvendo situações de conflito de forma tranquila e convivendo adequadamente conforme as normas socioeducativas do centro de educação profissional Getúlio Vargas, e os valores trabalhados em aula. Que o grupo como um todo consiga demonstrar maior autonomia e sensibilidade para resolver os problemas que surgem com mais tolerância e amabilidade. 

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